Veja sobre o que falou Kevin Mitnick na Campus Party Brasil 2010

26 01 2010

Em 21 de janeiro, Kevin Mitnick comemorou dez anos de sua saída da prisão nos Estados Unidos. Nesse período, ele avalia que a motivação dos hackers mudou da curiosidade para a ganância. O agora consultor de segurança faz uma palestra hoje na Campus Party 2010.

Na prática, uma conversa de meia hora com Mitnick equivale a tudo que as empresas de segurança sempre disseram, mas que o usuário comum teima em não ouvir: sim, o Windows é inseguro como qualquer outro sistema operacional (“tudo tem bugs”, afirma), mas o maior número de pessoas usando aumenta o interesse sobre ele; e que existe um grande interesse financeiro sobre o cibercrime na atualidade.

“As pessoas não se importam com segurança, querem tudo pronto. A segurança tem que estar integrada ao software e ao hardware para reduzir os ataques”, comenta Mitnick. “Nos Estados Unidos, se um cartão de crédito é roubado, a companhia não cobra isso do usuário. Mas pode ser uma perda de tempo para o consumidor em qualquer outro lugar do mundo, quem ele vai culpar por uma atividade que ele não fez no seu cartão?”, explica. “O fator humano ainda persiste na segurança”.

Sobre o que mudou nos últimos dez anos, Mitnick é pragmático. “Hackers, na minha época, eram apenas indivíduos interessados em roubar o fruto proibido. Hoje é tudo sobre dinheiro. Existe um mercado de venda de exploits e vulnerabilidades, o crime organizado está envolvido. Se antes era diversão, agora é pela grana mesmo”, diz.

“A grande diferença é que hoje eu ainda sou um hacker, mas sou pago para fornecer serviços de segurança”, conclui. Para o consultor, o futuro do cibercrime vai continuar sendo o interesse financeiro.

E o que o ex-hacker mais famoso do mundo usa? Máquinas virtuais no computador para aumentar a proteção, nunca o navegador Internet Explorer, sempre o Mozilla Firefox. Apesar de não ter feito uma apresentação formal, Mitnick estava com um MacBook a tiracolo.

Fonte: Terra Tecnologia

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: